O Mal Ronda a Terra

Esse livro misturado com algumas outras coisas que tenho lido vai dar um belo caldo…livros como: Massa e Poder, O Leviatã, A Felicidade Paradoxal, 1984, Admirável Mundo Novo, Fahrenheit 451.

Logicamente, já deu para perceber que todos falam de estado e sociedade. Como nos organizamos e como vivemos. Isso tudo vale uma excelente discussão sobre a mentalidade moderna de que o Estado deve ser minimalista e que a iniciativa privada deve assumir diversos serviços sociais.

É justamente nesse ponto que Tony Judt consegue agregar aos grandes clássicos que citei acima. Neste livro, ele apresenta uma visão bastante contemporânea da situação trazendo de volta a figura do Estado de Bem Estar que foi totalmente, e talvez rápido demais, desmantelado pelos novos ideais neoliberais.

Outro ponto rico do livro são as pesquisas que comprovam todos os problemas sociais decorrentes das grandes disparidades sociais que são frutos diretos do livre mercado e do individualismo cada vez maior das nações que, por sua vez, é fruto do esvaziamento do estado.

Enfim, farei um post mais completo sobre todo o tema em breve, no blog LUZ. 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s